Ruckus Wireless pode equipar estádios e arenas com Wi-Fi de alto desempenho e serviços de localização inteligentes

27. April 2016 America/Los_Angeles

SÃO PAULO, BRASIL – 27 de abril, 2016 – São muitos os desafios que as operadoras enfrentam em lidar com o enorme crescimento do tráfego de dados que está ocorrendo em todo o mundo. Grande parte do crescimento mais pesado acontece em torno de grandes espaços, como estádios e arenas esportivas, devido ao tamanho do ambiente e número de usuários simultâneos. Uma rede Smart Wi-Fi da Ruckus composta por pontos de acesso internos e externos Ruckus ZoneFlex™ pode enfrentar problemas de capacidade em locais de alta densidade.

Os sistemas de Smart Wi-Fi da Ruckus Wireless™ têm provado ser uma forma incrivelmente rentável para enfrentar os desafios, pois podem suportar aplicações de alta capacidade em áreas de alta densidade. Além disso, o serviço baseado em localização Ruckus SPoT™ permite rentabilizar a infraestrutura de arenas ou estádios para coletar mais inteligência de negócios sobre o comportamento dos usuários.

O tráfego de dados a partir de dispositivos móveis dentro das arenas esportivas, especificadamente durante as próximas Olimpíadas, no Rio de Janeiro, tende a registrar um crescimento exponencial em comparação com o que foi verificado nos estádios da Copa do Mundo no Brasil em 2014, que teve, por exemplo, mais de 60 mil usuários únicos somente nos quatro estádios providos pela Ruckus Wireless: Maracanã, Arena Fonte Nova, Estádio Nacional e Arena Pantanal.

A rede celular não será suficiente para dar conta da demanda este ano, sendo imprescindível o apoio de uma rede Wi-Fi dentro das arenas esportivas. Isso porque a questão não é mais o uso de voz e sim, a transmissão de fotografia e vídeo. O desafio em 2016 será muito maior. A frequência administrada pelas operadoras será insuficiente para fazer frente ao volume de dados em local específico, em período tão curto e com tanta gente querendo transmitir vídeos e fotos ao mesmo tempo.

Entretanto, manter um Wi-Fi de alta qualidade em ambientes de alta densidade e concentração de pessoas também é um grande desafio. Estádio e arenas esportivas são uns dos locais mais difíceis para implantar uma rede sem fio de banda larga por causa das grandes multidões muito próximas umas das outras e do número de smartphones conectados.

A Ruckus Wireless esteve envolvida em implantações em estádios e arenas ao redor do mundo nos últimos anos. Mas nenhuma delas foi de mais alto nível que as implantações em quatro estádios do Brasil para a Copa do Mundo de 2014. O maior local da Copa do Mundo a receber uma rede da Ruckus foi o estádio do Maracanã, com 76 mil assentos, onde aconteceram as finais da Copa. O estádio do Maracanã exigiu 217 pontos de acesso da Ruckus.

Com essa experiência somada à expertise da Ruckus de fornecer redes sem fio de alto desempenho em locais de alta densidade, foi possível desvendar os segredos para o êxito de implantações em estádios e arenas, que incluem:

• O uso de recursos de montagem vertical sempre que possível. Inclui telhados, passarelas e marquises;
  • Uso de antenas de feixe estreito (narrowbeam) que podem focar com precisão a energia RF nas multidões abaixo;
  • Antenas integradas para melhorar a aparência e facilitar a montagem;
  • Uma estrutura com grande densidade de pontos de acesso, mas sem exageros (normalmente 100 a 200, pois a interferência é o inimigo maior);
  • O concreto pode ser de grande ajuda, pois absorve a energia RF que pode ajudar a proteger os pontos de acesso um do outro;
  • É melhor limitar o uso de bandas não licenciadas dentro do estádio o máximo possível. Sempre é mais fácil dizer isso do que fazer;
  • A banda de 5 Ghz é de grande ajuda em implantações de estádios.

A tecnologia Ruckus é muito mais abrangente e fornece mais conectividade para mais dispositivos.

Ruckus Wireless delivers simply better wireless for more than 65,300 enterprise, service provider, government and small business customers worldwide. The company is focused on technology innovation, partner ecosystems and customer service — yielding the best possible wireless experience for the most challenging indoor and outdoor environments. Its Smart Wi-Fi platform delivers scalable, high-performance Wi-Fi with simplified control and management for on-premise and cloud-based Wi-Fi deployments, along with new services for secure on-boarding, policy management, location services and analytics that enable new business opportunities.

Ruckus Wireless, ZoneDirector e ZoneFlex são marcas comerciais da Ruckus Wireless, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Todos os outros nomes de produtos e empresas podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.

News Media Contact

Kategorien